Grupo Rossignol

Grupo Rossignol anuncia forte ano de recuperação para 2021-2022

Grupo Rossignol anuncia forte ano de recuperação para 2021-2022

E A RÁPIDA TRANSFORMAÇÃO CONTINUA COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE.

Após uma temporada de inverno desafiadora de 2020-21, o Grupo Rossignol está registrando uma forte recuperação para o inverno de 2022, com um crescimento de 28% na atividade em todo o seu portfólio de marcas. O grupo francês, que celebra atualmente o seu 115º aniversário e fortes resultados em corridas, pretende aproveitar este impulso e acelerar a sua transformação com novos compromissos em relação ao desenvolvimento sustentável, design ecologicamente consciente, ciclo de vida do produto e soluções de reciclagem. A Rossignol lançará o seu primeiro esqui altamente reciclável no outono de 2022, com o objetivo de desenvolver um terço das suas pistas de esqui através de uma abordagem de economia circular e sustentável até 2028.

Com recuperação sólida em 2022, Rossignol antecipa uma temporada 2022-23 com grande potencial

Após a temporada de inverno sem precedentes de 2020-21, em que os teleféricos fecharam em França e na maior parte da Europa, o Grupo Rossignol aproveitou ao máximo a forte recuperação do mercado e a procura sustentada dos consumidores por produtos para atividades ao ar livre em 2022. O Grupo está a registar um crescimento em todos os mercados e na distribuição . (+24% na América do Norte, ano recorde, +30% na Europa e +15% na Ásia) com forte crescimento em equipamentos para desportos de inverno (+29%).

Apesar de um contexto geopolítico incerto e das pressões relacionadas com a inflação, a temporada 2022-2023 promete ser muito forte, continuando a recuperação no inverno de 2022.

O ambiente dinâmico do mercado também é apoiado por resultados incríveis em Pequim, com um total de 77 pódios e 25 vitórias, destacando o compromisso inabalável do Grupo com a inovação e o ADN das corridas.

Acelerar a transformação do Grupo Rossignol

Impulsionado por esta perspectiva positiva, o Grupo Rossignol planeia acelerar a transformação do seu modelo de negócio para incorporar as mudanças importantes no mercado de desportos de inverno e ao ar livre. O foco do Grupo agora abrange todas as quatro estações, apoiando os entusiastas do estilo de vida ativo ao ar livre e nas montanhas, 365 dias por ano. Com foco nas suas marcas de esportes de montanha e estilo de vida, o Grupo está diversificando sua oferta para oferecer experiências multiestações e multiatividades aos consumidores finais em todo o mundo.

Representando a personificação do estilo de vida e do espírito da montanha, a marca Rossignol também registou um forte crescimento nas suas gamas de vestuário e calçado para 2021-22 (aumento de mais de 40%). As categorias de vestuário e calçado representam atualmente 22% do volume de negócios anual global da marca (40% em França).

Acelerando a diversificação das quatro estações da marca está o recente lançamento da coleção de mountain bike Rossignol no início deste mês e o lançamento de verão de sua versão outdoor Escaper.

Estamos satisfeitos por termos superado este período desafiador e sabemos que nossa estratégia está funcionando. Esta é uma recompensa para as equipas que se empenham diariamente com paixão para garantir que o Grupo continua a evoluir para um mundo mais sustentável. Nesse sentido, para dar mais sentido às nossas ações futuras e orientar o desenvolvimento das nossas atividades, definimos a razão de ser do Grupo Rossignol: “Esculpir movimentos de sustentabilidade e potencial humano”. Os desafios são significativos. Estamos trabalhando para iniciar esses movimentos e lançaremos iniciativas ambientais e sociais ”, afirma Vincent Wauters, CEO do Grupo Rossignol.

O Grupo Rossignol anunciou o seu programa RESPECT em 2020, uma iniciativa de RSC de longo alcance com metas para reduzir a sua pegada de carbono em 30% até 2030 e os seus resíduos industriais em 40% até 2025. Sob a liderança de Vincent Wauters, Diretor executivo desde fevereiro de 2021 , o Grupo pretende reforçar os seus compromissos ambientais e sociais e colocá-los no centro das principais direções estratégicas do futuro.

Desenvolvimento sustentável: conceção ecológica, melhor reciclabilidade e cadeias de abastecimento mais curtas

O primeiro esqui Rossignol com elevado potencial de reciclabilidade, produzido em França

No futuro, o Grupo pretende oferecer mais produtos concebidos com a simplicidade em mente para oferecer maior potencial de reciclabilidade no final do ciclo de vida do produto. O destaque desta diretriz é a introdução do novo esqui Rossignol Essential, projetado para ser facilmente reciclado. Disponível em quantidades limitadas em França em outubro de 2022, Essential foi desenvolvido utilizando a quantidade mais simples e mínima de matérias-primas: design ecológico que incorpora 62% de materiais naturais reciclados, de base biológica e rotulados. Graças ao seu processo de fabricação exclusivo, este esqui oferecerá uma reciclabilidade máxima de mais de 75%. Isto representa uma economia de cerca de 10 vezes mais do que o nosso design clássico de esqui.

Novas soluções de reciclabilidade

Para enfrentar os desafios atuais com a reciclagem de esqui e a sua responsabilidade nesse sentido, o Grupo estabeleceu uma parceria com a MTB. A MTB, líder na reciclagem, desenvolveu um novo processo que melhora a reciclagem das modernas construções convencionais de esqui, bem como, e especialmente, do novo esqui Essential da Rossignol. Como parte de uma abordagem de desenvolvimento conjunto, concebemos o esqui Essential em sinergia e sincronização com o desenvolvimento deste novo processo de reciclagem de BTT.

O processo de destruição, separação de materiais e reutilização visa reaproveitar o máximo de material possível e contribuir para uma economia circular e para o ciclo de vida do produto. Os materiais poderão ser reaproveitados nas indústrias automotiva, de jardinagem ou de construção e, no futuro, parcialmente reaproveitados em novos produtos do Grupo Rossignol. Projetada pela MTB, a Recycling Box é uma ferramenta nova e inovadora para reciclar esquis, botas e bastões e entrará em operação em 2023.

Situada no coração do vale de Chamonix, no sopé do Mont Blanc, a unidade industrial do Grupo em Sallanches desempenhará um papel importante nesta abordagem. O Grupo pretende fazer da sua unidade de Sallanches a primeira fábrica de esquis recicláveis ​​do mundo e um importante centro de reparação com o objetivo de prolongar a vida útil de seus produtos. Com foco contínuo em uma cadeia de abastecimento curta, o local abrigará um ciclo completo de produção e reparo, com operações de reciclagem próximas à fábrica.

Globalmente, o Grupo dispõe de um modelo de cadeia de abastecimento curta e único no mercado, através de uma produção e logística modernizadas focadas em França, Espanha e Itália, nas proximidades dos principais centros desportivos de montanha europeus. Cada fábrica possui certificação ISO 14001 e opera com energia verde renovável (incluindo Sallanches a partir de janeiro de 2023).

Até 2028, o Grupo planeia ter um terço das suas gamas de esqui fabricadas aplicando uma abordagem de economia circular e sustentável (maior utilização de materiais reciclados, maior taxa de reciclabilidade, produtos com menor impacto ao longo do seu ciclo de vida...). Outros produtos (botas, bengalas, vestuário) também serão concebidos no mesmo espírito de simplicidade e reciclabilidade.

O Grupo pretende que outros operadores de mercado aproveitem e tenham acesso às soluções técnicas de reciclagem desenvolvidas pelas suas equipas e continuará a procurar sinergias com outros potenciais parceiros e/ou iniciativas em todas as fases do ciclo de vida do produto.

Estamos assumindo nossa responsabilidade diante dos imensos desafios de preservação do meio ambiente. Por exemplo, participo pessoalmente na “ Convention des Entreprises pour le Climat ”, a convenção empresarial francesa que procura soluções para os problemas das alterações climáticas. Também avançamos na construção de alianças, atualmente com o MTB e com outros que virão, em relação à gestão do fim de vida dos produtos. Isto alimenta a nossa ambição ética de promover o desenvolvimento sustentável, a inclusão e os benefícios das montanhas para todos, através do apoio de associações como a Sport dans la Ville e a Share Winter Foundation”, afirma Vincent Wauters, CEO do Grupo Rossignol.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *