Neutralidad climática Haglofs

Haglöfs alcança a neutralidade climática, embora tenha de trapacear para alcançá-la

Haglöfs alcança a neutralidade climática, embora tenha de trapacear para alcançá-la

A Haglöfs junta-se ao número crescente de empresas que alcançam a neutralidade climática ao lançar a sua nova estratégia climática: reduzir as suas emissões em 50% nos próximos 10 anos e atingir zero emissões líquidas até 2030, assumindo ao mesmo tempo a responsabilidade pelas emissões produzidas enquanto trabalha neste objetivo. No entanto, a Haglöfs quer ser completamente transparente com os consumidores sobre o que realmente significa a neutralidade climática, referindo-se aos seus esforços como "trapaça": embora a compensação seja atualmente a melhor opção para o clima, não substituirá o trabalho real da marca para reduzir a sua próprias emissões.

Para ajudar a manter o mundo dentro do intervalo de 1,5°C, o que evitaria os piores impactos das alterações climáticas, são necessárias reduções drásticas nas emissões de carbono de todos os sectores. Em resumo, os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris Envolvem reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) nesta década e atingir emissões líquidas zero até 2050, o mais tardar. Isto exigirá um enorme esforço global para ser alcançado e, infelizmente, o mundo ainda não está no caminho certo para o conseguir. Portanto, aqueles que puderem agir mais rapidamente deverão fazê-lo.

É por isso que a Haglöfs está empenhada numa estratégia climática ambiciosa para reduzir as suas emissões em 50% nos próximos 10 anos e atingir zero emissões líquidas até 2030. E como este objetivo levará algum tempo a ser alcançado, a Haglöfs está a assumir a responsabilidade por todas as emissões produzidas durante esse longo caminho, alcançando a neutralidade climática em 2021.

Para a maioria das pessoas que não trabalham com a terminologia climática, seria fácil pensar que “neutralidade climática” significa que a actividade de Haglöfs não causa qualquer pegada de carbono. No entanto, hoje em dia, isto não é verdade, razão pela qual a Haglöfs, num exercício de sinceridade com os seus consumidores, anunciou os seus novos objectivos climáticos com a mensagem de que para serem “neutros em termos climáticos” tiveram de trapacear. Isto é explicado por Fredrik Ohlsson, CEO da Haglöfs.

«Embora o termo “neutralidade climática” esteja correto, não significa que não tenhamos emissões de CO2. Significa que estamos a utilizar a compensação para compensar as nossas emissões, apoiando projectos que, esperamos, evitarão ou reduzirão as emissões mais rapidamente do que nós. E, por isso, sentimos um pouco como “trapaça”. Mas dado que é a melhor opção para o clima neste momento, estamos determinados, pelo menos, a trapacear da melhor maneira possível: com compensações de alta qualidade e planos ambiciosos para continuar o árduo trabalho de redução das nossas próprias emissões”, explica Ohlsson.

Neste sentido, a Haglöfs tem investido em créditos de carbono de alta qualidade suficientes, certificados de acordo com padrões de referência de mercado, para compensar a pegada de carbono das suas próprias operações e de toda a sua cadeia de abastecimento.

“A produção dos nossos produtos é onde reside o nosso maior impacto. É por isso que o nosso compromisso climático abrange não apenas as emissões das nossas próprias operações, mas também as emissões geradas ao longo da nossa cadeia de fornecimento, desde a extração de matérias-primas até à entrega aos consumidores”, explica Elaine Gardiner, diretora de sustentabilidade.

As compensações incluem projetos de energias renováveis, bem como planos de reflorestação e proteção florestal, que procuram oferecer outros benefícios para além da mitigação das alterações climáticas, como a oferta de empregos nas comunidades locais ou a proteção da biodiversidade.

“A urgência da crise climática é tal que temos de puxar todas as alavancas à nossa disposição e, por enquanto, isso inclui compensações. O importante é garantir que a compensação não atrapalhe o verdadeiro trabalho de redução das nossas próprias emissões”, conclui Fredrik Ohlsson.

A ambiciosa estratégia climática da Haglöfs exigirá um esforço abrangente de toda a empresa para alcançar as reduções com as quais se comprometeu, incluindo a aceleração da utilização de materiais de menor impacto nos seus produtos, a melhoria da eficiência energética da fábrica, a garantia de que os produtos durem mais e a transição para energias renováveis ​​em produção e a cadeia de abastecimento.

Você pode encontrar mais informações sobre a estratégia climática de Haglöfs no Relatório de Sustentabilidade Haglöfs 2020 , que também é publicado hoje e no site da Haglöfs.

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