Babsi enfrenta uma das rotas tradicionais mais difíceis da França
Babsi enfrenta uma das rotas tradicionais mais difíceis da França
Quando Babsi ouviu falar de um aparente paraíso para escalada em arenito no sul da França, ela ficou curiosa. Suba a bordo e faça uma viagem com Babsi Zangerl em uma das rotas tradicionais mais difíceis da França.
''Quando ouvimos falar de um aparente paraíso para escalada em arenito no sul da França, ficamos curiosos.
Na época, além de algumas longas rotas de granito em Chamonix, eu não conhecia nenhum local de escalada em arenito na França. Bem, aparentemente esse lugar existia e ficava logo acima da cidade de Annot, no sudoeste.
Na verdade, Annot tem quatro locais diferentes em um: há uma área de escalada tradicional, uma área aparafusada, uma área aparafusada com porões lascados e uma famosa área de pedregulho.
A ideia de utilizar os nossos equipamentos tradicionais para escalar formações perfeitas de arenito era um sonho para nós… e foi.
Depois de passar os primeiros dias em Annot, foi incrível ver tudo o que este lugar tinha para oferecer. Já fazia bastante calor em abril, mas encontramos condições perfeitas em alguns cânions arejados para tentar também algumas linhas mais difíceis.
Parecia um verdadeiro feriado para nós. No passado, costumávamos procurar condições boas e frias durante as nossas escaladas, mas desta vez aproveitamos o sol quente e ao mesmo tempo pudemos continuar a testar arduamente nos desfiladeiros frios e ventosos. Que combinação para aproveitar o sol francês e o estilo de vida frio. O acampamento foi muito acolhedor, e o destaque foi a entrega de baguetes e croissants frescos da padaria local diretamente em nossa van todas as manhãs.
Depois dos primeiros dias demos uma olhada nessa mega linha chamada Le voyage.
Escalada pela primeira vez por James Person em 2017, Le Voyage (E10, 7a) é uma linha de 38 metros no setor La chambre du roi. Esta nova adição é definitivamente uma das melhores escaladas comerciais que a França tem a oferecer. Uma nova peça de teste resistente que oferece escalada facial com bolsos, rachaduras, dobras e posicionamentos difíceis de engrenagens.
E10 7a podem parecer letras e números incompreensíveis. De certa forma, são, mesmo para os britânicos que inventaram este complexo sistema de classificação que combina o perigo de uma rota com as suas dificuldades puramente técnicas.
Eu diria que esta linha é difícil, mas bastante segura, pelo menos na seção crucial e nas seguintes: quanto mais alto você sobe, melhores colocações nela.
Mas a parte intermediária da linha é definitivamente arriscada.
Foi um jogo bastante mental subir a travessia até 1/3 da altura da parede. Fiquei muito nervoso ao colocar o equipamento lá, porque você também precisa desses bolsos como apoio para as mãos. Isto torna um pouco difícil encontrar uma boa forma de proteger esta parte da subida antes de entrar no verdadeiro nó do percurso.
O nó é muito poderoso e requer muita tensão corporal. Sempre me senti inseguro. Mesmo quando tentei com uma corda, caí com mais frequência. Decidi então fazer algumas tentativas na liderança para manter a motivação elevada e também para o caso de ter a sorte de agarrar o jarro final após esta complicada sequência técnica.
Jacopo foi o primeiro a subir o percurso do nosso grupo fazendo a segunda subida do Le Voyage; Siebe foi o próximo no trem de transporte. Tivemos betas diferentes para essa rota, o que foi muito legal de ver. Cada um encontrou seu próprio método depois de experimentar todos os diferentes betas.
Só nos restavam três dias antes de voltar para casa. A pressão aumentava à medida que aumentava. Eu realmente queria enviar essa linha perfeita. Na minha primeira tentativa do dia, estraguei tudo, gastei muito tempo montando o equipamento e comecei a bombear antes de chegar ao ponto crucial.
Eu precisava ter tudo perfeitamente ajustado para economizar energia e entrar na marcha que precisava.
No transporte marítimo, foi uma verdadeira batalha. Mas finalmente consegui escalar aqueles 38 metros de arenito perfeito.
Todos gostámos muito do processo e o espírito de equipa esteve sempre elevado, o que foi uma fonte extra de motivação para todos nós.
É uma verdadeira dádiva que esta linha natural exista, sem lascas e com as características certas para ir naturalmente. Para mim, é a coisa mais perfeita que pode existir. Rotas como esta são raras de encontrar. ''